domingo, 29 de julho de 2007

Calêndula...


CALÊNDULA (Calendula officinalis)
Indicações: cicatrizante e antisséptico (uso externo). Sudorífico, analgésico, colagogo, antinflamatório, antiviral, antiemético, vasodilatador e tonificante da pele (contra acne).
Parte usada: flores e folhas.
Preparo e dosagem
Pomada e tintura (uso externo): feitos com folhas e flores, usar sobre as partes afetadas 3 a 4 vezes por dia. A tintura, diluída com água destilada ou fervida, pode ser aplicada diretamente em ferimentos diversos, exercendo excelente ação cicatrizante, utiliza-se 1 a 2 partes de água para 1 de tintura.
Infusão: 2 colheres de sopa de flores em 1/2 l d'água (emanagogo) ou 2 colheres de sopa de flores em 1 xíc. de chá de água (contra acne). No primeiro caso toma-se 1 xíc. de chá antes de cada refeição principal, começando 8 dias antes da menstruação e no segundo caso toma-se 1/2 xíc. de chá de manhã e 1/2 xíc. à noite.
Cataplasma: folhas e flores tenras, socadas e empastadas, são aplicadas sobre ferimentos, sobre um pano limpo.



Cosmética com a Calêndula
Uma receita perfumada:Loção para tonificar a pele limpar os porosColoque de molho 30g de flores secas de calêndula em meio litro água fervente, retirada do fogo. Deixe em infusão por 20 minutos. Coe e coloque em um vidro com tampa. Use para limpar a pele, de preferência pela manhã.
Loção de Beleza
1 xícara de flores frescas misturadas em 2 xícaras de leite morno. Deixar esfriar, coar, e conservar em geladeira até o uso. Aplicar na pele previamente lavada com vinagre de maçã.

Nenhum comentário: