domingo, 13 de janeiro de 2008

Quiche de Tomate Seco e Azeitonas


Ingredientes:

400g de massa folhada (receita abaixo)

6 tomates secos em conserva de azeite

12 azeitonas pretas sem caroço

20g de cebolinha-verde

100g de ricota

1 ovo

100g de queijo de minas

500ml de leite

sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo:

Escorra os tomates secos do azeite da conserva, corte-os em tiras e reserve.Corte as azeitonas em pedaços pequenos; lave a cebolinha-verde e corte-a com uma tesoura. Numa tigela, misture a ricota com o ovo.Junte 1 pitada de sal, o queijo esmigalhado e o leite e mexa até obter uma mistura homogênea. Adicione as azeitonas, o tomate seco, a cebolinha e 1 pitada de pimenta-do-reino. Abra a massa folhada numa superfície lisa levemente enfarinhada, transfira para uma assadeira baixa antiaderentede 20cm de diâmetro.Elimine a massa excedente, fure o fundo da massa com o garfo e faça pregas nas bordas para aderir bem. Recheie a quiche com o recheio preparado e asse na parte baixa do forno médio (180 c) por cerca de 40 minutos. Sirva a quiche morna ou fria.

Massa Folhada Salgada:

Com as pontas dos dedos, misture 250 g de farinha de trigo com 120 g de manteiga picada em cubos pequenos e 1 pitada de sal, até obter uma massa granulosa.Junte 1 ovo, misture e forme uma bola com a massa. Envolva-a em filme plático e coloque a na geladeira por, pelo menos, 30 minutos.

Rende 400 g de massa.


fonte: site Terra

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Sucos Saudáveis e Refrescantes...



Anticelulite
A mistura de antioxidantes e verduras é potente em reduzir a inflamação característica da celulite. As verduras (hortelã, salsa e couve) garantem maior desintoxicação, o limão apresenta vitamina C e limoneno, com atividade antiinflamatória, garante uma pele mais lisa. A água de coco contém potássio, importante para evitar a retenção de líquidos também característica do processo inflamatório. A couve facilita o funcionamento do organismo, desintoxica e combate o excesso produzido de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Colabora para a recuperação das células e dá mais viço à pele, melhorando o aspecto casca de laranja.
1 col. (sobrem.) de salsa
1 pires de chá de couve manteiga crua
1 fatia media de abacaxi
350 ml de água de coco
3 folhas de hortelã
1/2 limão para suco
No dia anterior, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao freezer. No copo do liquidificador, bata bem a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e a hortelã. Bata até ficar bem homogêneo.
Dica: se quiser, substitua o abacaxi por melão. Adoce, caso seja necessário.
Metabolismo Acelerado
É um suco protéico, bastante energético e estimulante, o que garante o bom metabolismo. A presença do mate confere maior gasto energético, sendo interessante tomá-lo pela manhã e especialmente antes da academia, para garantir maior disposição durante o dia. Prefira o mate não industrializado, pois os aditivos químicos quando consumidos com regularidade atrapalham o metabolismo, tornando-o mais lento.
1 col. (sopa) de mate solúvel
200ml de água
½ maçã sem semente
½ papaya
1 banana prata
50ml de leite de soja
Gelo a gosto
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.
Desintoxicante
O abacaxi é energético e contém vitaminas do complexo B, ácido pantotênico (ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress e no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares) e vitamina A. Tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, pois possui uma substância no miolo chamada bromelina. A casca do limão contém substâncias antioxidantes e desintoxicantes, e o gengibre, além de antiinflamatório, é desintoxicante. Quanto maior for a expulsão de toxinas do organismo, mais se garante disposição física, pele bonita, firme e sem celulite, e intestino funcionando a todo vapor. O risco de desenvolver doenças também fica reduzido a zero!
300ml de abacaxi em cubos
1 col. (sopa) de raspas de casca de limão
½ col. (sobrem.) de gengibre fresco ralado
Bata tudo no liquidificador e sirva.
Firmeza da Pele
A bebida garante a firmeza da pele, especialmente devido ao conteúdo de vitamina A, bioflavonóides, vitamina C e LPC-A, um precursor na formação do colágeno. A beterraba é campeã nesse composto! O bioflavonóide mais rico na laranja é a hisperidina, que garante maior circulação sangüínea, evitando a sensação de peso e dores nas pernas. Fortalece ainda o sistema imune.
½ copo de suco de laranja concentrado
1 cenoura peq. ralada
2 fatias finas de beterraba
½ copo de água mineral gelada
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva imediatamente. Adoce a gosto.
Pós Academia
O suco contém as maiores fontes de potássio, mineral essencial para a contração muscular (interessante também para a musculatura do coração) e para evitar a retenção de líquidos. No suor perdemos um grande percentual de potássio, que deve ser reposto logo após a atividade. Quanto mais longa a atividade, maiores as perdas. É uma receita interessante para os hipertensos e para aqueles que têm acúmulos de líquidos e cãibras com freqüência, especialmente após o esporte.
200ml de água de coco
2 talos de aipo
2 fatias médias de melão
½ unidade peq. de mamão papaia
Bater os ingredientes e tomar em seguida.
Suco para Manter o Bronzeado e Hidratar
Tanto o mamão quanto a cenoura são ricos em vitamina A, importante para a recuperação e regeneração do tecido celular e fundamental para a saúde dos cabelos, pele e unhas. O caroteno garante maior permanência do bronzeado. Excelente para quem quer manter a cor por mais tempo. A combinação contém alto conteúdo de vitamina C e flavonóides, importantes no combate ao excesso de radicais livres protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol e prevenindo o envelhecimento precoce da pele. O gérmen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E e a linhaça dourada entra com a gordura essencial, Ômega 3, para garantir a hidratação e prevenir o envelhecimento das células.
1/4 unid. média de cenoura crua
1/4 unid. média de mamão papaya
1/2 limão para suco
1/2 unidade média de semente de linhaça dourada
ou
1 colher (sobrem.) de farelo de semente de linhaça dourada
1 col. (sobrem.) de gérmen de trigo
Água suficiente
Bata tudo e sirva.
Antiinchaço
A melancia é um excelente estimulante. Tem vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B. Alta atividade diurética! Além disso, por possuir um alto conteúdo de líquido e baixo valor calórico em relação à maior parte das frutas, ela possui mais nutrientes por calorias. Também está repleta de um potente antioxidante, o licopeno, que confere a sua cor vermelha e protege as células do envelhecimento. A lima da pérsia é rica em antioxidantes, e favorece a circulação linfática, sendo indicada para evitar retenções de líquidos e celulite. Já o capim cidreira melhora a digestão reduzindo a produção de gases intestinais, responsáveis também pelo inchaço.
Suco de 1 lima da pérsia
3 xíc. (chá) de melancia picada
10 folhas de capim cidreira fresco
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.
Barriga no Lugar
A mistura da erva doce com o melão garante um conteúdo enorme de cálcio. Aliás, está cada vez mais se tornando um mineral fundamental para o metabolismo, garantindo a perda de gordura, sobretudo abdominal. Não podemos desprezar a semente de melão no preparo dos sucos, pois é ainda mais rica em cálcio do que a própria fruta. A erva doce também é fonte de cálcio, por isso entra em boa combinação na redução da gordura abdominal. Outro benefício está relacionado à capacidade de alcalinizar o organismo (os dois são campeões) e isso favorece a expulsão de toxinas com mais eficiência, afastando a possibilidade de dores articulares, musculares e problemas inflamatórios.
2 fatias de melão com a semente (coar)
1 copo grande de chá de erva doce
Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce a gosto e sirva em seguida. Rendimento: 480ml (2 copos).


Site: Terra